A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

domingo, 21 de novembro de 2010

Buda da Medicina



Hoje faz 2 semanas que eu fui para uma cerimônia do Buda da Medicina, no Templo Budista de Olinda. Estive só e não deu nem tempo de chamar ninguém. Para dizer a verdade quase eu mesmo não ía.

Bem... foi muito legal, mesmo um pouco cansado. Tive momentos de paz, mas que dificilmente se consegue em outros locais.

Eu ultimamente estou precisando meditar por minha família, por meus amigos e por mim mesmo. Sinto um enorme vázio, o mesmo que sentir em 2000 e acho que isso é um mau sinal. Não sinto vontade de fazer mais nada, tudo parece tão fútil que mesmo tentando mudar a situação, nada acontece. Talvez seja por isso que me indentifico um pouco com o Budismo, pois de acordo do que sei um pouco sobre a crença, tudo nesse mundo material é ilusão: Posição social, bens, alegrias e conquistas... no final de contas, na morte, tudo isso será tomado.

Vejo meus entes queridos e sinto a dor no dia que eles se forem. Engraçado que certa vez, minha ex-professora Evalda conversava comigo sobre a morte. Ela disse para mim que as pessoas deste mundo tem a ilusão de que nunca vão morrer, acredito que serão jovens e eternos para sempre. Só que nunca tive essa ilusão, para surpresa dela, já que desde dos meus 4 anos sinto-me deprimido sobre a vida em respeito a morte, nunca fui uma criança totalmente feliz. Um trecho da cerimônia:



Agora, olho para o budismo e vejo uma forma de canalizar toda esse energia negativa acumalada e soltar para me purificar. Estou cansado de sofrer a toa, quero ter uma vida plena... nem que para isso eu precise me abdicar de todos os meus projetos.

Para mim na congitura atual, a paz de espírito é muito mais importante do que acúmulo de riquezas, prestígios sociais e outras coisas banais que... sem elas, o homem não tem valor para sociedade.

É uma pena que eu demorei tanto tempo para entender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!