A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

domingo, 21 de junho de 2009

Mangal Pandey




Hoje de manhã eu vi este que é um grande filme: O Motim, a Balada de Mangal Pandey. Engraçado é que no ínicio nem tava interessado nesse filme e sim na atriz indiana gostosa que faz uma dancinha no filme. A música foi utilizada na novela de Glória Perez: Caminho das Índias. E com o sucesso da trilha, os muambeiros logo inventaram um DVD com cenas originais, que são de filmes indianos em que contem as músicas.

Comentei com um amigo sobre este DVD e ele falou que tinha o filme de uma das cenas. Então pedi para fazer uma cópia para mim. Depois de um tempão com o filme adquirido vendo só trechos de vez em quando, agora finalmente assistir ele completo.

E como já disse antes, não sabia que era tão bom!! O filme conta a história de Mangal Pandey: Um nativo indiano que trabalhava para Companhia Britânica das Índias Orientais, uma empresa que praticamente dominava a vida de um terço da humanidade da época, como na própria película diz. E mostra como de um simples soldado fiel torna-se um dos maiores revoltosos e que lidera o motim contra ingleses na batalha que ficou conhecida como "A Revolta dos Sipaios".

E essa revolta começou por causa de coisa tão simples que se não fosse a arrogância da Companhia, tudo poderia ter sido evitado: A chegada de um novo fuzil que tinha seus cartuchos impermalizados por gordura animal e que para utilizar-la, os sipais (soldados) teria que rasgar com seus dentes... isso não seria nada se esses soldados não fossem hindus e muçulmanos e ao fazer essa ação, seria uma tremenda desonra para fé de ambos. Não respeitando as crenças dos seus subordinados, A Companhia disse antes que não era verdade e mais tarde obrigou a eles usarem assim mesmo. Filme ótimo para se ver várias e várias vezes!! Deu vontade até de comprar o DVD original, mas está muito difícil encontra-lo nas lojas...

Quem ainda não viu, eu recomendo assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!