A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queda do muro - 20 anos


Hoje faz 20 anos da queda do muro de Berlim.

Eu nem me lembro direito, pois eu era muito novo... e nem o significado daquilo tudo. O que vem na mente daquela cena foi o povo festejando e quebrando um concreto todo pinchado, onde tenho que concordar que era uma cena comovente apesar de não entender nada. Outra coisa (que talvez eu lembre melhor) era que o povo foi divido por não sei qual o motivo e que agora tinha sido um só novamente, tendo a liberdade finalmente florescido depois de tanto tempo. Isso tudo é como lembro quando criança...

Agora, tendo mais conhecimento e esclarecimento, percebo que se tratava de uma guerra conhecida como "guerra fria" onde um lado (comunista) era denominado atrasado e tirano; e o outro (capitalista) era tido progressista e democrático. A queda do muro foi também o prólogo do fim da União Soviética, o bloco que comanda o tal lado pobre.

Os capitalistas adoram dizer que com o fim dos Sovietes e também se foi o comunismo... todavia acredito que isso uma tremenda mentira, pois o que foi ao fim foi uma pseudo estado comunista, que já tinha deixado de ser isso desde que Stalin assumiu o poder. Talvez o comunismo de fato nunca tenha sido feito uma realidade. E o muro era apenas um símbolo...

De um caminho que não precisa ser mais tomado, só isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!