A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

sábado, 20 de novembro de 2010

Mapa das Eleições



Pensei que nunca falaria disso aqui, porém com as últimas notícias e movimentos separatistas (leia-se racistas) aflorando novamente pelo país, não tem como ficar omisso.

Sabe... um assunto que estava sendo comentado nestas últimas semanas é quem votou em quem nessas últimas eleições para presidente. Tanto que fizeram esse mapa ao lado para isso. Nota-se que boa parte do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Nordeste em peso votaram na Dilma. Enquanto alguns estados do Norte, São Paulo, Espírito Santo, o Centro-Oeste e Sul inteiros votaram no Serra.

Com esse quadro, um assunto que apareceu na eleição de 2006, voltou nessa eleição: A escolha dos canditados do Brasil pela "parte rica" e a "parte pobre". Atribuem a opção pela Dilma os estados que tiveram incentivos da Bolsa Família, carinhosamente apelidado de "Bolsa Esmola". Falam-se que o PT ganhou com essa esmola a eleição e tal... que pode até ser verdade. Porém a forma como foi exposta isso é bem pejorativa, como se só votaram nela as pessoas que moram no Norte e principalmente o Nordeste. Entretanto, foi dito que mesmo sem os votos desta regiões, Dilma já ía ganhar! Ou seja, para mim isso é pretexto para despejar a raiva que alguns Sudestinos e Sulistas (que felizmente não são todos) nutri com ódio mortal aos meus conterrâneos.

Engraçado, é que até pouco tempo atrás, quem votava assim era os Sudestinos e Sulistas, e via com o papo de que votar no PT era um voto moderno progressista enquanto o Nordeste tinha um voto conservador atrazado. Basta mudarem de posição, que a justificativa também se muda. Eu me lembro bem que até pouco tempo atrás, o PT não tinha vez no meu Estado... enquanto os tais canditados de direitas sempre ganhavam.

Quando era mais novo, não gostava muito como a tevê geralmente passava a minha região e principalmente o meu estado para todo Brasil. Pior ainda era ver quando a mídia local tentava fazer propaganda das coisas do meu Estado em troca de migalhas de atenção, pura humilhação! Agora, li num desses sites ou blogs por aí que os Paulistas queixam de que a cultura nordestina está invadindo todos os lugares, não tendo espaço para eles... interessante isso, pois era assim que eu me sentia até uns 10 anos atrás com eles, o Rio e toda a mídia do Sudeste que se fala deles como se fosse unanimidade do Brasil.

O que eu quero dizer com esta postagem? É que o preconceito entre regiões existe e sempre existiu, mas foi sempre acobertado pela mídia. E tanto faz se vai aparecer uma menina que estuda direito, todavia não respeita o direito de todos... pois depois sempre aparece outro. O importante é punir e deixar o assunto pra lá, já que esses que se dizem os "verdadeiros paulistas" nunca vão deixar de existir, afinal o Brasil desde do Império já era preconceituoso e não é um ano, uma década ou 100 anos que isso vai sumir. Não vou mais alongar mais esse assunto, pois da mesma forma que é fútil uma pessoa que em pleno Século XIX tem esse tipo de pensamento, também é quem rebate os ataques e fica dando mais corda para continuar, coisas que eles querem. Antes eu até ligava para isso, mas agora nem ligo... já que é perda de tempo e tenho mais o que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!