A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nelly Furtado



Hoje é aniversário de uma cantora que até pouco tempo atrás pensava que tinha quase a minha idade, mas descobrir um dia desses que na verdade ela é 3 anos mais velha do que eu. Essa cantora se chama:

Nelly Furtado

Atualmente ela faz muito sucesso, canta em vários idiomas (inclusive em Português) e faz caras e bocas com aquele olhar azul. Mas nem sempre foi assim. Lembro-me bem que a 10 atrás ela era bem quietinha e meiga, aparecendo em programas daqui do Brasil para divulgar seu trabalho... e isso sem legenda ou tradutor, pois Nelly fala bem o nosso idioma (ou falava, porque ultimamente...).

Nelly Furtado é canadense, mas também tem cidadania portuguesa, por ser filha de emigrantes portugueses que se estabeleceram no Canadá. Desde pequena, Nelly já era envolvida com a música, pois aos 9 anos já sabia tocar teclado e trombone. Quando fez 17 anos se mudou para Toronto (lugar que um amigo meu passou um semestre para ganhar "trocados"...) depois de se formar no ginásio. Para ela, Toronto é um lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo.

Nelly, como já disse antes, começou toda fofinha com a música "I'm Like a Bird" no seu CD de estreia Whoa, Nelly! em 2000. No ínicio parecia ser mais uma das inúmeras cantoras pop que inundaram a mídia no fim do século passado. Com o tempo mostro-se que é muito mais do que apenas um rostinho bonito e voz primorosa. Em 2003 ela foi mamãe de uma menina e talvez por isso que ela deu uma sumida na mídia, principalmente a brasileira. O nome de sua filha é Nevis. No mesmo ano lançou seu 2º CD: Folklore, que na minha opinião é o melhor até agora mesmo não tendo feito o mesmo sucesso que os demais. Ele tem uma pegada mais folk, como próprio nome já diz e músicas muito legais como Powerless, a minha favorita.

E agora depois de anos finalmente compro o seu 3º CD, o chamado Loose, que já sabia todas as músicas de tanto ouvir pela internet. Nesse ela usa um lado mais sensual, atitude até pouco tempo improvável de se ver em Nelly. O curioso com isso é que nenhum dos seus CDs, pelo menos os que eu tenho, tem uma sonoridade parecida. Cada um tem sua originalidade e valor, unidos apenas pela belíssima voz de Nelly. No seu último trabalho Mi Plan ela canta totalmente em espanhol. Eu espero comprar ainda este ano, pois não quero esperar 4 como foi o último que eu comprei. Agora só está faltando sair o CD totalmente em português, não é Nelly?

Parabéns pelo seu dia!

Um comentário:

  1. Finalmente comprei o CD Mi Plan depois de demorar mais de 1 semana para chegar... que coisa!

    ResponderExcluir

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!