A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

sábado, 18 de junho de 2011

Castelo Animado



Depois de 2 semanas que comprei, finalmente assisti esta animação que a tempos eu queria. O problema é que era difícil achar e quando encontrava, ainda tava muito caro. Agora que encontrei com o preço mais acessível, resolvi comprar. A animação é dirigida pelo grande Hayao Miyazaki, um espécie de "Disney Japonês" que faz muito sucesso com seus desenhos, tanto na sua terra como internacionalmente.

A história é baseada (descobri isso agora) num livro de uma escritora inglesa chamada Diana Wynne Jones. Ela, que faleceu em Março deste ano, é conhecida no Brasil pela série de livros intitulado "Os Mundos de Crestomanci". Tenho interesse de ler seus livros, principalmente o que deu origem a este anime, pois tem algumas peculiaridades diferente do original escrito e gostaria de saber como é a história realmente.

Esta animação eu já tinha visto em 2005, numa sessão matutina do cinema, coisa rara de aparecer por aqui e de eu ir também, hi, hi... na história, uma jovem chapeleira tem sua vida simples mudada assim que recebe a visita de uma estranha senhora, que na verdade era uma bruxa. Ela transforma a jovem em uma velhinha de 90 anos. A ex-jovem que se chama Sophie, temendo que os outros descubram do que aconteceu, resolve sai por aí na procura de um jeito de quebrar o feitiço. Nas suas andanças, Sophie se depara com um Castelo Mágico, onde o dono é um mago muito temido chamado Howl, cuja a fama é de comer o coração de belas garotas. Como ela já não se achava muito atraente quando jovem e agora está idosa, acredita que não tem perigo e resolve entrar.

E assim começa as suas aventuras, onde ela ao ver a bagunça do lugar, resolve contratar a si mesma de faxineira; conhece um pequeno Markl, que é aprendiz do mago; Calcifer, o demônio de fogo que tem uma estranha ligação com o mago, além de aquecer o castelo e faz ele andar; e o próprio mago, que para sua surpresa é o mesmo simpático rapaz que conheceu um pouco antes de ser transformada em velhinha, que foi o real motivo para a bruxa ter jogado o feitiço. Como pano de fundo está acontecendo uma guerra entre 2 reinos, que piora quando o príncipe de um deles desaparece e Howl é convocado pelo rei e por sua antiga mestra para participar da luta, porém ele recusa sempre. Agora, Sophie precisa descobri uma forma de quebrar o seu encanto e também saber o que aflige tanto o grande mago, que começa ter a sua afeição.

Quem quiser saber mais é só assistir, pois é muito bom e recomendo!

Um comentário:

  1. Uma coisa que percebo nas animações de Miyazaki (pelo menos nas que vi) é que no final todo mundo fica feliz, fica um pouco mudado e os possíveis vilões das histórias ficam bonzinhos.

    ResponderExcluir

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!