A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dumbo



Fui com meu pai comprar um fone de ouvido novo. Depois de ter comprado 2 (um para mim e outro para ele), fomos ao Shopping Guararapes comprar um DVD que estava afim de comprar: Dumbo.

A 1ª vez que vi este desenho foi quando eu era ainda criança, o videocassete nem era tão popular e dificilmente alguém tinha visto um CD na vida. Era um tempo da proliferação de locadoras e os vídeos Disney era os dos mais populares. Eu me lembro que naquela época o meu pai só alugava de atacado: De 3 a 5 filmes, muito bom aquele tempo... tenho lembranças até hoje.

Bem... esta animação conta a história de um elefantinho que nasceu com uma caracteristica peculiar: Tem orelhas muito grandes. Zombado por todos e até de sua espécie, ele só encontra conforto no amor de sua mãe e na estranha amizade que tem com um rato. O que é sua tragédia, mais tarde torna-se o seu triunfo... principalmente quando Dumbo conhece um grupo de corvos cheios de ginga que o ajuda aflorar o seu talento até então escondido. É isso, o desenho mostra como a gente deve acredita em si, principalmente quando ninguém acredita, também mostra que amizades verdadeiras e o amor familiar pode nos ajudar a enfrentar essas barreiras que aparece na nossas vidas. Eu nem me lembrava como ele tem uma mensagem tão bonita... e muito menos que esta película foi de grande importância para os estúdios Disney.


Na época, o estúdio sofria uma grande crise por causa de 2 fracassos sucessivos na bilheteira e eles precisavam de uma animação que pudesse tirar a empresa do vermelho. Como teria um caixa bastante modesto comparado com as produções anteriores, teria que se valer de toda criatividade humana possível na ocasião. O curioso que para isso, o método foi voltar as origens, deixando de lado os estudos mais técnicos e fazendo uma animação mais simples do que as anteriores. A forma colocar isso em prática foi adaptar uma história de livro para crianças, em que Walt Disney tinha comprado os direitos. Para surpresa de todos, Dumbo foi um sucesso espantoso, ultrapassando todas as expectativas e criando um clássico de extrema importância. Hoje a quem diga ele foi o auge e o último desenho da era de ouro do grupo Disney. Ele com certeza é um dos meus favoritos.

Um desenho que recomendo a todos: De 0 a 70 anos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!